O Jiu-Jitsu adaptado para portadores de necessidades especiais é uma prática inclusiva que oferece benefícios físicos e mentais. Focado na adaptação de técnicas, promove autoconfiança, condicionamento e integração social.
Em janeiro de 2020 foi publicada pela primeira vez um Artigo cientifico comprobatório sobre o tema Parajiu-Jitsu, pela South America Jounal através da Universidade Federal do Acre https://fbjjp.org.br/arquivos/registro-cientifico-de-direito-2782-Texto%20do%20artigo-8278-2-10-20200128.pdf .Bem como o destaque da capa da Revista GracieMag onde trata “O MILAGRE DO PARAJIU-JITSU” em sua edição Fevereiro/Março 2020 ano XXV www.graciemag.com.br .
Em 2021 por ocasião da necessidade de organizar de forma ainda mais profissional a modalidade parajiujitsu, foi elaborado o CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA da FBJJP (Federação Brasileira de Jiu Jitsu Paradesportivo) para nortear as condutas dos paratletas alinhadas à etica e regras educar e desenvolver os paratletas e assim evitar condutas indesejadas que lesam o esporte.